Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Juliano Campos afirma ter experiência e competência para ser deputado estadual

Por: Marcos Schettini
30/09/2022 16:04 - Atualizado em 30/09/2022 16:30
Reprodução/Facebook

Prefeito da belíssima cidade de Governador Celso Ramos por dois mandatos, Juliano Campos enfrenta as urnas no domingo por uma cadeira de deputado estadual pelo PSB. Com profundo conhecimento em desenvolvimento urbano e turístico, o candidato a deputado estadual afirma ter experiência e competência para exercer mandato na Assembleia Legislativa.

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Marcos Schettini a dois dias do pleito, Juliano Campos traçou algumas metas a serem cumpridas caso seja eleito, bem como apontou as bandeiras mais importantes que irão nortear seu mandato.

Ainda, comentou das ações realizadas enquanto prefeito, que resultaram no excelente nível de balneabilidade das praias de Governador Celso Ramos, que inclusive receberam selo Bandeira Azul, prêmio ecológico concedido para poucas regiões do litoral brasileiro. Também, falou sobre incentivo aos pescadores, investimentos urgentes em educação e cuidado com a saúde pública. Confira:


Marcos Schettini: Qual sua avaliação da eleição de 2018 para 2022?

Juliano Campos: Em 2018, havia uma grande esperança de que o país fosse passar por uma transformação para muito melhor. Agora, a esperança é de que possamos voltar a ser um país livre. A nível estadual estamos com problemas sérios. É preciso ter experiência para governar, para legislar. Por isso, a minha experiência me credencia para ser um bom deputado, um trabalhador pelo povo, não deixando o crescimento e desenvolvimento de Santa Catarina de lado.

Schettini: O senhor quer ser deputado estadual para qual direcionamento?

Juliano Campos: O direcionamento do povo. A partir de eleito não existe partido político. A gente quer trabalhar e melhorar a vida das pessoas. Assim eu fiz em Governador Celso Ramos. Melhoramos a Educação, investimos em infraestrutura e na saúde. Além disso, precisamos melhorar a nossa legislação. A pandemia mostrou que é preciso modernizar e investir em inovação e tecnologia. Vamos rever essa burocracia que atrasa e emperra o desenvolvimento do Estado. Outra situação é cobrar o que nos é de direito. Santa Catarina arrecada demais e recebe de menos do Governo Federal. Estaremos buscando soluções nesse sentido, assim como para as obras infindáveis, como o contorno viário. Uma vergonha que já tem 10 anos de enrolação.


Schettini: Quais são suas bandeiras para defender?

Juliano Campos: A primeira é o cidadão, são as nossas famílias catarinenses que estão esquecidas e invisíveis na atual gestão. A pesca é uma importante bandeira. Nós temos hoje a pesca artesanal que é fundamental para os pequenos municípios, que sustenta famílias e que precisa de atenção do Governo do Estado. É preciso investir nessa área. Ser pescador não é vergonha nenhuma e vemos que as novas gerações não querem aderir à profissão. Agricultura que alimenta tantas famílias e que precisa de incentivos. A agricultura familiar onde pessoas simples produzem, mas não têm oportunidade para crescer. A agricultura é fundamental para nosso Estado e vamos lutar por esse setor. Turismo, eu levei o selo Bandeira Azul para Governador Celso Ramos. Investimos e aumentamos o número de turistas e a valorização dos imóveis da cidade. A saúde, a educação, pesca, agricultura, turismo e a segurança são bandeiras que defenderemos porque são o mínimo que o Estado deve oferecer e são importantes na geração de emprego e renda. O cidadão pode contar comigo para lutar por aqui que for melhor para o catarinense.

Schettini: A violência contra a mulher é uma luta de todos. O que deve ser feito?

Juliano Campos: Educar! É na educação que se ensina o direito e o dever de cada um. No ensino fundamental e médio é que devemos começar a trabalhar com esse assunto. Santa Catarina tem um alto número de feminicídios e tem programas de proteção às vítimas de violência, porém é preciso a prevenção e o incentivo às denúncias. A pandemia trouxe isso muito à tona. E claro, tem que ser uma bandeira de todos. Tem que meter a colher e denunciar. Tem que gerar emprego e dar oportunidade para as mulheres que querem se qualificar, estudar. Eu penso que a prevenção é que vai diminuir esses altos índices em Santa Catarina.


Schettini: Sem Educação, não há futuro. Que mudança precisa ocorrer para gerar cidadania?

Juliano Campos: Sem educação não há nada! Para exercermos a cidadania, cada um precisa fazer a sua parte. Porém, o cidadão não alcança todos os seus direitos, mas é cobrado o tempo inteiro para que cumpra seus deveres. É preciso investir na Educação para nossas crianças saírem das escolas entendendo os seus direitos, aí Santa Catarina começa a mudar. São poucas as pessoas e parlamentares que cobram esses direitos do Estado. Então, aumentando a conscientização da nossa gente é que conseguiremos equilibrar essa relação e praticar cidadania. A Educação é o caminho.


"Somos cercados pelo mar e precisamos utilizá-lo de maneira inteligente", afirma Juliano Campos (Foto: Divulgação)

Schettini: Hospitais quebrados, repasses que não ocorrem. Por que a Saúde não é prioridade?

Juliano Campos: Quem não lembra que o Hospital Joana de Gusmão já foi referência? Hoje tá caindo aos pedaços. O Hospital Regional então, um absurdo. Emergência lotada todos os dias, o dia inteiro. Não é prioridade porque falta gestão. Falta olhar pelas pessoas. Como deputado estarei cobrando e lutando para que os hospitais recebam infraestrutura e o nosso cidadão seja bem atendido.


Schettini: Quando se fala em estradas, todos abrem a boca para afirmar tudo, mas não se veem melhoras. Por quê?

Juliano Campos: Porque falta trabalho. Porque falta vontade. O Governo do Estado lançou inúmeras licitações que não tivemos procura de empresas. Isso porque, qual o interesse em fazer obras e não receber? Ou receber o mínimo para que a obra seja feita com responsabilidade e segurança? Santa Catarina tá uma vergonha. E por isso eu repito, é preciso ter experiência. Não dá pra errar no voto. Tem que comparar e estudar o seu candidato.


Schettini: A democracia está em xeque?

Juliano Campos: Não acredito nisso. Acredito que o poder está nas mãos da população e sempre que for necessário ela vai lutar para garantir sua liberdade. Foi assim com o Collor, com a Dilma e sempre que necessário o cidadão vai se impor e buscar aquilo que for melhor para Santa Catarina e o Brasil.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro